Leda Nagle

O jornalismo adaptado para a era digital. Como se adaptar ao novo, aprendendo a entrevistar com carisma e empatia.
Leda sempre quis ser jornalista, é formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, trabalhou no O Jornal (Diários Associados) e O Globo. Na TV Globo, lançou o Bom Dia Rio e foi entrevistadora e apresentadora do Jornal Hoje durante 13 anos. Apresentou também o Jornal da Manchete, programa Agenda no SBT/Rio, e, na TV Educativa, Leda Nagle com Certeza. Foi editora-chefe e apresentadora do programa Sem Censura, na hoje TV Brasil, por quase 21 anos.
Há quase 2 anos, atua no canal que criou no Youtube, que leva seu nome. No projeto, ela entrevista grandes nomes, como Zeca Pagodinho, Claudia Jimenez, Frejat, Marília Mendonça e Roberta Sá, na sala de suas casas, no Rio e em SP. Em 2018, uniu-se ao filho, Duda Nagle, no novo canal “Os Nagle”.
TEMAS ABORDADOS: CULTURA | MEIOS DE COMUNICAÇÃO, MINDET, SUCESSO, JORNALISMO.
Palestra Reinvenção
- Se reinventar é ter um novo olhar sobre si mesma, ou sobre si mesmo.
- Quem não se reinventa perde mais do eu ganha.
- Se reinventar é preciso.
- Se reinventar não é mudar tudo. Pode ser mudar um pouquinho, de cada vez.
- A reinvenção é irmã da coragem e prima do prazer.
- Quem nunca se reinventa assinou contrato com o tédio.
- É preciso recriar o que está velho ou desatualizado.
- Nada (exceto a morte) é tão definitivo que não possa mudar.
Palestra ou Curso “Aprendendo a dar entrevistas”
Vivemos um tempo em que os likes, o aparecer, o mostrar seu trabalho faz parte da vida de uma pessoa bem-sucedida ou que busca a fama e o sucesso. Dar entrevista faz parte deste processo. É parte integrante da ideia de apresentar seu trabalho, suas ideias, suas teses, seus livros, seus cursos, seu canto. Mas ser o que os jornalistas chamam de “um bom entrevistado” requer mais do que conseguir ser convidado. Requer por exemplo, controlar a ansiedade, se preparar para a entrevista, do ponto de vista do conteúdo, saber que vai falar, falar para todos (ou seja, ser compreendido por diferentes classes sociais e níveis culturais), seduzir público e entrevistado na medida certa e até usar a roupa adequada para o horário e o local da entrevista. A ideia deste curso é preparar a pessoa para ser uma entrevistada que dê prazer a quem ouve, e que desperte em outros veículos a vontade de ter estas pessoas em outros programas ou matérias. O “plus” do curo seria promover entrevistas, ao vivo, com seus alunos se entrevistando entre si, na parte prática, com análises e observações feitas por Leda Nagle. No caso das palestras, haveria meia hora de perguntas da plateia, tirando dúvidas.
ESCALA DE CACHÊ: De 16mil Até 30mil
MORA EM: São Paulo | Rio de Janeiro.
IDIOMA: Português
FORMATOS: Palestra, Workshop.
LIVROS: – “De minas para o mundo”, com entrevistas inéditas com mineiros cuja carreira e/ou obra ganhou o país. Editora Autêntica;
2009 – Publicação do livro “Leda Nagle, com certeza – melhores momentos”, com entrevistas feitas ao longo dos 30 anos de vida profissional. Editora Agir/Ediouro